[Politic]
Loading...

Sennes: Preso ou não, Lula vai influenciar eleições de 2018, "A sombra dele vai estar aí por muito tempo”



Para uma parte considerável dos analistas políticos, as eleições de 2018 começam nesta quarta-feira (24), data em que o Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4) julga os recursos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relacionados à sua condenação no caso do tríplex no Guarujá.
publicidade



Pela lei da Ficha Limpa, uma eventual condenação na segunda instância impediria uma possível candidatura do petista, que hoje lidera as pesquisas de intenção de voto para a presidência da República. No entanto, alertam juristas, a inelegibilidade da Ficha Limpa não é automática. Logo, o PT poderia lançá-lo candidato e lutar até o fim na Justiça por seu nome na urna — custe o que custar.

Nesta entrevista a EXAME, o cientista político Ricardo Sennes, sócio da consultoria Prospectiva, contudo, afirma que a estratégia do PT diante de uma eventual condenação no TRF4 ainda não está clara. Para ele, a sobrevivência do partido depende disso. De qualquer forma, segundo Sennes, preso ou não, candidato ou não, Lula deve exercer uma influência importante nas eleições de 2018. “Não diria que ele é o novo Getúlio Vargas, mas a sombra dele vai estar aí por muito tempo”, afirma.

EXAME
Sennes: Preso ou não, Lula vai influenciar eleições de 2018, "A sombra dele vai estar aí por muito tempo” Sennes: Preso ou não, Lula vai influenciar eleições de 2018, "A sombra dele vai estar aí por muito tempo” Reviewed by Ze Felipe on 11:11:00 AM Rating: 5